sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Domínio próprio

“Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.
Gálatas 5:22-23



A Bíblia no livro de Gálatas traz para nós a relação do fruto do Espírito Santo que pode ser encontrado na vida do crente.
Há uma luta entre a carne e o Espírito na vida do crente, o objetivo do mal nessa luta é distanciar o crente de revelar em sua vida o fruto do Espírito Santo. Todos são fundamentais para se ter uma vida abundante, porem nesse sermão, quero destacar o domínio próprio, no que concerne as emoções. Porque a carne, milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, estes opõem-se uns aos outros para que não façais o que quereis Galatas 5:17

O que contemplamos hoje, são pessoas que agem por impulso, não refletem sobre suas decisões e sobre as conseqüências das mesmas, simplesmente querem agir no momento e no impulso. Políticos destruíram suas carreiras por decisões impulsivas; Casamentos são desfeitos por decisões impensadas; Lares abandonados por filhos queixosos de decisões impensadas dos pais, Artistas que ficaram em situações difíceis diante do seu público por atos públicos sem qualquer avaliação de resultados. A Bíblia Sagrada nos dá o manual do ser Humano Feliz, entre outras orientações, o exercício do domínio próprio como uma forma de atingirmos o que desejamos do jeito que Deus quer nos dar.

Um cristão sem o domínio proprio- é como um arco iris sem  côr, como um mais um que nao é dois, como agora sem depois, e o diabo tem tirado muita vantagem desse tipo de cristãos, levando com que as pessoas ao seu redor, não só o desprezem por sua fraqueza espiritual, mas tambem com que as pessoas não reconheçam o Deus que ela  busca, O Senhor eleva os humildes, e humilha os perversos até a terra. Salmos 147:6.
Egocentrismo, é o outro fator muito forte na falta de domínio próprio, a pessoa coloca-se como número um em tudo, e não aceita ser contrariada, quando isso acontece vem à explosão, que tambem tem consequencias devastadoras no plano de Deus na vida dela.
Falta de comunhão com o Pai celestial, faz o crente irritar-se e perder o controle com coisas simples e contornáveis. Poderíamos citar outros fatores, ou você pode conhecer outros fatores, mais uma coisa vale a pena realçar, podemos ter sérios prejuízos em nossa vida pela falta de domínio próprio.

Obstáculos para Exercício do Domínio Próprio - O temperamento é fator que pode dificultar muito no exercício do domínio próprio, contudo não deve ser uma desculpa; é que também o temperamento pode e deve ser controlado pelo Espírito Santo. O Apóstolo João, conhecido como Boanerges (trovão), aquele mesmo que pediu a Jesus que derramasse fogo do céu quando o povo não quis ouvi-lo, após ter seu temperamento controlado pelo Espírito Santo, passa a ser o Apostolo ou Discípulo do amor.

Como fazer para obter domínio próprio - o domínio próprio é fruto do Espírito Santo, é o resultado de uma vida nas mãos Dele, logo o primeiro passo para obter o domínio próprio é ter uma real experiência de conversão a Jesus Cristo. O segundo passo é permitir que a Palavra de Deus guie completamente sua vida. O terceiro passo é buscar uma vida de oração com o Senhor. Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juizo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor.
Sofonias 2:3

Você sofre desse mal? Quer se libertar?, Então, comece a buscar o Espírito Santo em sua vida, busque-o como um manancial no deserto. Como fazer isso? Procurando viver os ensinamentos da Bíblia. Tendo uma vida de comunhão e oração. Experimente exercer o auto controle e verifique os benefícios que isso pode te trazer. Pois para além de você passar a ser um instrumento nas mãos de Deus, você será uma pessoa muito feliz, e muitos quererão conhecer o Deus que você busca. “...antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós; 1 Pedro 3:15”.

Que Deus, na sua infinita misericórdia, tenha compaixão de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário